MEDITAÇÃO EVANGÉLICA do dia 5 de julho no Espaço “Sol e Lua” pelos 30 Anos do Caminho de Fraternidade
MEDITAÇÃO EVANGÉLICA do dia 5 de julho no Espaço “Sol e Lua” pelos 30 Anos do Caminho de Fraternidade
O Juízo Final – Mateus 25, 31-46 (com animação!)
Quantas vezes tenho ouvido este texto… quantas vezes meditei nele… quantas vezes encostei a cabeça na Bíblia aberta para que cada palavra entrasse na minha mente e depois descesse ao meu coração para me colocar em ação… quantas vezes chorei por não tê-lo vivido plenamente…
Esta é precisamente, a maravilhosa, revolucionária e tocante passagem evangélica que me acompanhou e que me acompanha neste longo tempo de missão no Caminho de Fraternidade…
Quantas vezes me partiu o coração ao entrar em tantos barracos e ver as panelas completamente vazias e as pessoas famintas. Então, sonhei em distribuir alimentos e o fiz pessoalmente, mas, sempre com apoio do grupo Bom Samaritano. Esta iniciativa maravilhosa e evangélica do sopão, tão necessária, incrivelmente terminou por falta de voluntários. Entendam: não temos tempo para alimentar os famintos, mas temos tempo para todo o resto!
Felizmente, na cidade, há ainda a distribuição do leite em pó pelo Bom Samaritano, de Cestas Básicas por conta das paróquias e comunidades, diversas associações e iniciativas pessoais em determinadas épocas do ano, graças a diversas iniciativas valiosas. Mas ainda há muita fome! Podemos ficar tranquilos sabendo disso????
Quantas vezes vi, nos primeiros anos de presença aqui, mulheres irem buscar água para as necessidades domésticas, com baldes carregados com dificuldade e sonhei em construir 6 poços comunitários que havíamos cavado e depois doado.
Quantas vezes me deparei com pessoas com roupas sujas e furadas ou crianças completamente nuas e sonhei em poder vestir todo mundo, então, ao longo dos anos, trouxe e entreguei milhares de camisetas, para poder vestir esse povo.
Vi famílias numerosas morando em barracos alugados e indignos e sonhei em construir Moradias Sociais, e assim foi permitido que 44 famílias de Curionópolis recebessem uma casa de alvenaria com quintal, para criar uma horta e se tornassem proprietárias pagando uma taxa mensal usada para construir um espaço comunitário.
Vi a saúde precária de um número exagerado de pessoas de todas as idades que visitei pessoalmente, com pessoas das Comunidades ou com os Medicos da Alegria, porque não se pode ser abandonado no momento tão delicado da doença. Sonho que haja um exército de pessoas prontas para tocar o Corpo de Jesus em cada irmão e irmã que vive a pobreza da saúde e todos os danos da doença
Quantas vezes escutei nos noticiários sobre pessoas que roubaram, que trapacearam, que espancaram, que feriram ou mataram, que venderam drogas e por isso foram presas. Mas sonhei em poder ir visitá-las em nome da fraternidade de amor ensinada por Jesus para levar a esperança do perdão e de uma vida renovada.
Por isso pedi para ser preso entre os presos poucos dias depois da minha chegada ao Brasil, no dia 18 de junho, véspera da procissão de Corpus Christi. Coincidência? Acho que não!
Fico emocionado no tempo que vejo pessoas tocar Jesus nos momentos de adoração e colocando as mãos na porta do Sacrário. Mas, Jesus espera ser tocado também nas situaçãos mais criticas da vida, quando um grande numero de pessoas vivem sem ter escolhido Ele.
Amigos, esta é uma palavra para cada um de nós sobre o Juízo Final. Ela deve ser ouvida, refletida e concretizada em nossas ações.
FIQUEM BEM ATENTOS!
Porque se eu amo muito, vejo e enxergo muitos pobres e muitos necessitados.
Enquanto eu amo pouco, vejo poucos pobres e necessidados e fico paralisado no meu dia a dia...
QUANTOS POBRES VOCÊ CONSEGUE VER HOJE?
VOCÊ AMA MUITO OU AMA POUCO?
São preciosas perguntas pela nossa vida!
Esta é a passagem do Evangelho que mais entusiasmou a minha vida, para me guiar a fazer as coisas com e por amor. Sempre, em virtude daquele misterioso e incrível "tu o fizeste a mim!!"
O Amor esteja entre nós e com cada ser humano. Este era o sonho de Jesus quando se despediu dos seus amigos naquele dia, o sonho do reflexo daquele "como" os tinha amado, sinal de um Deus próximo.
Mas hoje, se caminho, ando de bicicleta ou de carro pelas ruas, vejo rostos fechados e passos apressados. Cada um, imerso em si mesmo, nos seus próprios assuntos e em muitas preocupações. Cada um, oprimido e esmagado pelo seu peso. Todos nos esquecemos de que Deus é um beijo nos olhos, para que penetrem no horizonte. Um beijo nos pés, que reaviva as nossas raízes. Um beijo na cabeça, que sacode os nossos pensamentos das profundezas. Deus é um beijo que tira o peso do medo, que queima tudo o que não é milagre, é luz nas nossas lágrimas, acalento para o nosso desejo de liberdade.
Jesus veio aquecer nossos corações com a energia inesgotável do Seu amor, reparar os bloqueios dos nossos corações com um beijo nas feridas, com um abraço de festa. E nos fazer conscientes de que, com Ele, jamais seremos imersos num mar de desespero, mas sempre num oceano de amor. Há o suficiente para todos, em abundância. Mas, precisamos amar mais e partilhar mais.
Então, vamos lá, não podemos perder nenhuma oportunidade de acolher, ajudar, apoiar, perdoar e amar Jesus que se esconde naquele irmão e naquela irmã, para não corrermos o risco de ouvir “você não fez isso comigo!”
Coragem! Podemos fazer um montão de bem hoje, amanhã e sempre. Imitando Jesus que continua a ser vivo no tempo que levamos a vida com Amor.
Podemos ser próximo daqueles que precisam.
UMA BOA NOVA CAMINHADA POR CADA UM DE NOS!
Com carinho,
Pe. Robertinho

Comente: