A PARÓQUIA
Fundação: 31/01/2001
SECRETARIA PAROQUIAL
Endereço: Rua onze, n° 88 – Cidade Nova - Parauapebas, PA
CASA PAROQUIAL
Endereço: Rua Dom Pedro II, nº 23 – Chácara do Cacau – Parauapebas, PA
PÁROCO
Pe. Patrick Fernandes da Costa
VIGÁRIO PAROQUIAL
Pe. Allison Lima de Castro
FESTA DO PADROEIRO
20 de janeiro
IGREJA MATRIZ
Rua D, 88 – Cidade Nova, Parauapebas - PA
NOSSA HISTÓRIA
A Paróquia São Sebastião é uma parte fundamental da história religiosa de Parauapebas, tendo sido fundada em 31 de janeiro de 2001 como a primeira paróquia da cidade. Antes de sua fundação, a comunidade pertencia à Paróquia Nossa Senhora das Graças de Curionópolis. Sua história remonta a 1986, quando um pequeno grupo se reunia para rezar o terço na Escola Euclydes Figueiredo. A partir dessa pequena semente, cresceu uma comunidade que construiu sua primeira igreja de madeira, posteriormente substituída por uma maior.
Em 22 de maio de 1989, São Sebastião foi declarado padroeiro de Parauapebas pela lei municipal 011/1989. A devoção à São Sebastião era tão profunda que a família Barbosa doou a primeira imagem do santo em 1988, que é preservada até hoje como patrimônio paroquial. A proposta da irmã Nilza de realizar uma pequena procissão com a imagem foi marcada por uma promessa cumprida: se São Sebastião quisesse acompanhar o povo nas ruas, não choveria – e naquele dia, não choveu.
Ao longo dos anos, a Paróquia São Sebastião cresceu sob a orientação de diversos párocos, incluindo Pe. Luiz, Pe. Luizão, Pe. Hudson e Pe. Patrick. Chegou a abrigar mais de 50 comunidades, sendo o festejo de São Sebastião uma das celebrações religiosas mais tradicionais de Parauapebas. Todas as outras paróquias fundadas posteriormente na cidade tiveram suas origens como comunidades da Paróquia São Sebastião.
Atualmente, a paróquia conta com 10 comunidades, incluindo a igreja matriz, que está passando por reformas para melhor servir aos fiéis e à comunidade. A história da Paróquia São Sebastião é um testemunho vivo da fé e da devoção que têm marcado a jornada espiritual da região ao longo dos anos.
%2022.41.32_5049156cSITE.jpg)