Header AD





NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO

 

ORAÇÃO INICIAL (PARA TODOS OS DIAS)

P: Vinde ó Deus em nosso auxílio!

T: Socorrei-nos sem demora!

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo...

Desejando celebrar dignamente a festa do nosso padroeiro, o glorioso mártir São Sebastião, reunimo-nos para realizar esta novena. A Vós, Deus de Amor, humildemente recorremos, Vós que sois o princípio e o autor de todo o bem, a fim de que pela intercessão do querido São Sebastiao, consigamos a graça de permanecer firmes na nossa santa fé católica e de morrer para as coisas da terra. Assim seja. Amém!

 

ORAÇÃO FINAL (PARA TODOS OS DIAS)

Ó glorioso mártir São Sebastião, exemplo vivo de fé, de caridade, de fortaleza, de lealdade e de fidelidade, alcançai-nos de Deus a graça de acolhermos com alegria as adversidades da vida. Queremos, a vosso exemplo, abandonar os ídolos deste mundo e servir somente a Deus, nosso único e verdadeiro Senhor e Rei. Conhecendo o vosso poder de intercessão junto de Deus, humildemente vos pedimos a graça que tanto desejamos (fazer o pedido). Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Pai-Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

Oh glorioso São Sebastião, rogai por nós.

 

PRIMEIRO DIA

São Sebastião: Verdadeiro adorador de Deus.

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

No tempo em que viveu São Sebastião, declarar-se cristão era assinar a sua condenação à morte. Ele fora criado por uma mãe temente a Deus, na religião cristã; soube permanecer firme na fé e dar sua vida por ela. Um mártir é sempre uma testemunha, e seu exemplo é a afirmação da fé perante as pessoas. Contrariando as expectativas dos algozes, o mártir começa a ser admirado, venerado, e a sua memória se perpetuará, como aconteceu com Sebastião e outros santos.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir São Sebastião, que, para vos conservar fiel fé de vosso batismo, enfrentastes a mais cruel perseguição e derramastes vosso sangue, alcançai-nos a graça de permanecermos fiéis às promessas do nosso batismo e que nunca nos acovardemos em professar a nossa fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

SEGUNDO DIA

São Sebastião: pregador do Reino de Deus

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião foi um anunciador da Boa-Nova, um batalhador da fé e um apaixonado pela Palavra viva de Deus. Aproveitava-se de suas frequentes visitas às prisões para pregar o Evangelho e fazer novos seguidores de Cristo. Em uma dessas visitas, enquanto falava do reino de Deus, a mulher do carcereiro, que era muda, começou a louvar a Deus. Diante desse milagre, o carcereiro, sua mulher Zoé e muitos dos presentes se converteram ao Cristianismo.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, que fostes um apaixonado pelo Evangelho de Cristo Jesus e um batalhador da fé, suscitai, na nossa comunidade, zelosos missionários do reino de Deus, para que Cristo seja mais bem conhecido e amado. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

TERCEIRO DIA

São Sebastião: Fortaleza de Deus

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião, durante o seu peregrinar sobre esta terra, foi exemplo de firmeza em seus propósitos. Nunca vacilou, mesmo diante de ameaças e, a exemplo do seu divino Mestre, não abriu a boca para se queixar enquanto era açoitado e flagelado. Firme em sua fé como uma fortaleza, confirmava os cristãos fracos e vacilantes, como fez com os nobres irmãos romanos, Marcos e Marcelino.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, que fostes exemplo de firmeza e de coragem, incansável em trazer novos irmãos à fé em Jesus, em animar e encorajar os cristãos vacilantes, sustentai a nossa fé nos momentos de dúvida e de tentação. Alcançai-nos de Deus a graça de nunca renegarmos a fé e de servirmos somente a Ele, nosso Deus e Senhor. Amém.

 

QUARTO DIA

São Sebastião: defensor dos perseguidos e injustiçados

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião, por sua lealdade e fidelidade, foi nomeado capitão da guarda pessoal do imperador. Serviu-se de sua posição para ajudar os pobres, os perseguidos e os injustiçados. Em consequência da feroz perseguição desencadeada pelo imperador Diocleciano, milhares de cristãos foram lançados nas prisões e tiveram seus bens confiscados. Um grande número deles foi martirizado e tantos outros ficaram pobres. São Sebastião, além de confortar e encorajar os presos, dedicava-se a amparar viúvas, órfãos e os pobres de sua comunidade; reprovava aberta e publicamente a injusta perseguição contra os cristãos.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, que vos fizestes defensor dos perseguidos e injustiçados, olhai complacente a quantos são marginalizados, perseguidos e abandonados. Obtende-nos de Deus a graça de não fecharmos o coração e a mão a quantos nos solicitarem a nossa ajuda. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

 

QUINTO DIA

São Sebastião: perfeito soldado e patrono dos militares

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

Sebastião era um jovem de bela aparência e de educação primorosa, dedicado e cumpridor de seus deveres. Em pouco tempo, granjeou a estima e a confiança de seus chefes e do próprio imperador, sendo logo nomeado capitão da guarda pretoriana. Mas a vida militar não o desviou dos deveres cristãos. Comprometido com a pátria e com o imperador, não se esquecia de que seu compromisso maior era com Cristo, seu Rei e Senhor. Por isso, não pensou duas vezes em renunciar às perspectivas de uma gloriosa carreira militar, para sacrificar sua vida pela fé que professava. Por sua bravura e coragem, São Sebastião é considerado o patrono dos militares.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, que soubestes conciliar vossos compromissos de soldado com as normas evangélicas, protegei nossos soldados, empenhados na defesa do território nacional, na segurança e na salvaguarda dos direitos dos cidadãos. Amparai-os e ajudai-os na luta contra o poder paralelo, contra o crime organizado e as forças do mal, até a vitória final. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

SEXTO DIA

São Sebastião: protetor de nossas cidades e paróquias

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião, a partir de seu martírio, foi venerado e amado primeiramente pela comunidade romana e aos poucos foi se tornando popular no mundo todo. Em sua honra foram erguidas igrejas e muitas cidades receberam o seu nome. Só no Brasil, mais de 350 paróquias o escolheram como protetor.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, alcançai-nos de Deus a graça de imitar vossas virtudes, especialmente a coragem que vos levou a enfrentar o martírio. Encorajai, São Sebastião, as pessoas que perderam o sentido da existência, dando-lhes uma nova razão para viver. Tudo isso vos pedimos em nome da Trindade Santa. Amém.

 

SÉTIMO DIA

São Sebastião: modelo de leigo engajado


O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

São Sebastião viveu em tempos de perseguição. Muitos cristãos renegaram sua fé e muitos outros se refugiaram em lugares afastados; mas ele permaneceu com a sua comunidade, auxiliando o bispo de Roma, o papa Fabiano. Para que Sebastião pudesse ensinar e propagar o reino de Deus com mais autoridade, o papa lhe conferiu o subdiaconato, tornando-se um dos ministros da Igreja.

 

ORAÇÃO DO DIA

Ó glorioso mártir, São Sebastião, sustentai a fé e a coragem dos que se dedicam a propagar o Reino de Deus. Fazei que nós nos engajemos na participação ativa da comunidade eclesial. Não queremos ficar desatento aos apelos do Divino Mestre, mas nos dedicar ao serviço dos irmãos e à propagação da fé. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

OITAVO DIA

São Sebastião: padroeiro da agropecuária e também contra pestes e epidemias

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

Conta-se que no ano 630, uma peste assolava certa cidade da Itália; o povo invocou a proteção de São Sebastião, prometendo-lhe, se cessasse o flagelo, erguer uma igreja em sua honra. Assim aconteceu e o povo cumpriu a sua promessa. A partir daquele dia, na Itália e no mundo todo, ele passou a ser invocado contra a peste e outras epidemias. Os nossos agricultores e pecuaristas o escolheram como padroeiro e sempre o invocam para que tenham fartas colheitas e sejam afastadas quaisquer pragas do gado.

 

ORAÇÃO DO DIA

São Sebastião das causas difíceis e urgentes, ajudai-nos a chegar junto de Jesus, para que ele afaste de nós os flagelos da peste, da fome ou qualquer enfermidade. Fazei que não falte chuva nos campos e que a semente lançada na terra produza cem por cento, para que se afaste a terrível ameaça da fome, que ceifa tantas vidas em todo o mundo. Que nossos lavradores e pecuaristas tenham saúde e alegria, para serem recompensados com o fruto de seu trabalho. Por Cristo Nosso Senhor. Amém.

 

NONO DIA

São Sebastião: esperança por um mundo melhor

 

O EXEMPLO DE SÃO SEBASTIÃO

Nesses nove dias da novena caminhamos com São Sebastião, nosso padroeiro, o grande modelo para todos os cristãos. Desde o seu batismo até seu martírio, foi um exemplo a seguir, um amigo para guardar perto do coração, um irmão em quem confiar, um protetor para invocar a todo o momento, especialmente nas horas de amargura e de provação. São Sebastião santificou-se exercendo uma profissão, em que muitos se deixam seduzir pela glória, pela corrupção e pela violência. Nós podemos, sem abandonar o nosso posto, desenvolver com paciência e amor as tarefas do nosso dever cotidiano, alcançar a perfeição e chegar à glória eterna. A exemplo de São Sebastião, nós também podemos melhorar o mundo, tornando-o menos egoísta, menos violento e mais fraterno.

 

ORAÇÃO DO DIA

Senhor Deus, nosso Pai misericordioso, neste último dia da novena em honra de vosso glorioso mártir São Sebastião, pedimos, por sua intercessão, que nos torneis mais generosos e disponíveis para servir a nossos irmãos. Com a vossa graça e ajuda, queremos trabalhar para que vosso Reino de paz e de fraternidade se espalhe
NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO Reviewed by PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO | PARAUAPEBAS - PA on 11:25 Rating: 5