CONHECER PARA AMAR SÃO SEBASTIÃO
Queridos irmão e irmãs, Santo Agostinho nos exorta que “não amamos o que não conhecemos”, e isso é bem verdade. Nós estamos todas as semanas na Igreja para celebração, para revivermos a maior ação da Trindade Santa em nossas vidas, a Santa Missa, a Eucaristia. Não há nada mais importe na vida do cristão que a Eucaristia, mas eu me pergunto o que conhecemos sobre o Santo padroeiro de nossa paroquia? De que forma a vida de São Sebastião pode e vai nos aproximar de Jesus Cristo? Precisamos conhecer a vida dos Santos, principalmente de nosso padroeiro. O testemunho de vida de São Sebastião vai fortalecer nossa Fé, pois só quem ama verdadeiramente Jesus Cristo como ele, doa sua vida pela Fé. Conheça um pouco a vida de São Sebastião.
São Sebastião
Segundo Santo Ambrósio, São Sebastião nasceu em Milão. Era um valoroso capitão do exército romano, pertencente à primeira coorte da guarda pretoriana. Sofreu o martírio sob o reinado de Diocleciano. Cristão convicto e ativo, tudo fazia para ajudar os irmãos na fé e trazer ao Deus verdadeiro soldados e prisioneiros. O próprio governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram por ele convertidos e confessaram a fé mediante ao martírio. Denunciado como cristão, São Sebastião foi levado perante o imperador para justificar tal procedimento. E confessou publicamente a sua fé. Acusado de traição à pátria, foi condenado à morte. Amarrado a um tronco, foi varado por flexas, na presença da guarda pretoriana. São Sebastião conseguiu sobreviver, e corajosamente se apresentar perante o imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-os de inimigos do Estado. Incitou o imperador para que os deixassem em paz. Diocleciano, entretanto, permaneceu surdo a seus apelos, mandou açoitá-lo até a morte e lançou o seu copo em uma cloaca. Era por volta do ano 284. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir. E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.
Defensor da Verdade São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus.
Oração
“São Sebastião que foste flechado pelo povo, mas também pelo amor divino, colocai em nós essa ferida de amor que não sara e não se cansa de procurar o amado de nossas vidas até às últimas consequências. Amém.”
São Sebastião, rogai por nós!
Texto por:
Diácono Elielson Lima
Paróquia São Sebastião
CONHECER PARA AMAR SÃO SEBASTIÃO
Reviewed by PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO | PARAUAPEBAS - PA
on
11:09
Rating:

Comente: